domingo, 8 de novembro de 2009
sábado, 26 de setembro de 2009
Matriz SWOT do Habib´s
(S) Strengths - Forças (Pontos Fortes, de origem interna)
(W) Weaknesses - Oportunidades (Pontos Fracos, de origem interna)
(O) Opportunities - Fraquezas (Oportunidades externas)
(T) Threats - Ameaças (Ameaças externas)
Pontos Fortes:
- preço baixo
- atendimento rápido
- diversidade de produtos
- grande número de clientes
Pontos Fracos:
- poucas lojas
- não está presente em outros paises
- custo alto para entregas
Oportunidades:
- não cobrar taxa de entrega
- abrir quiosques (pequenas franquias)
- abrir lojas em outros paises
Ameaças:
- perder clientes para os concorrentes
- aumento do preço dos fornecedores
Modelo das Cinco forças de Porter - Indústria Fast Food
O modelo das Cinco Forças de Porter foi concebido por Michael Porter em 1979 e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco factores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para re-avaliar o mercado.
Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria.
Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria.
Modelo das 5 Forças de Porter na Indústria do Fast Food
- Ameaças de Novos Entrantes (Positivo) - Podemos dizer que os clientes da Indústria Fast Food, são fiéis a suas "marcas", sempre procuram fazer suas refeições nos locais já conhecidos, dificultando a entrada de novos concorrentes que dificilmente conseguem competir com as lojas já existentes e não conseguem se manter no mercado por muito tempo.
- Poder de Barganha dos Clientes (Positivo) - Os clientes não tem muito poder sobre os preços da indústria do Fast Food, porque uma vez que consegue influênciá-lo (seja no paladar, agilidade e/ou na qualidade do atendimento), faz com que o cliente retorne independentemente do valor do produto.
- Ameaça de Novos Produtos Substitutos (Negativo) - O mercado pode ser influenciado por novas tendências de alimentação, como por exemplo: saladas, massas, pizzas, sanduiches, pasteis, etc. Os clientes a qualquer momento podem migrar seu consumo de um produto para o outro; para evitar este tipo de migração, o mercado deve investir em sua estratégia de Marketing, com intuito de fidelizar ainda mais seu cliente.
- Poder de Barganha dos Fornecedores (Positivo) - Este tipo de indútria, fabrica seu próprio produto, porém a matéria prima, geralmente pode ser adquirida de diversos fornecedores. Em caso de franquias, ocorre uma disputa do fornecedor em ter aquela franquia como cliente, oferecendo preços favoráveis e até mesmo investindo no negócio (ex.: Coca Cola x Mc Donalds).
- Rivalidade entre Concorrentes (Negativa) - A concorrência acaba obrigando a Indústria a reduzir o preço do produto, diminuindo o lucro na tentativa de conseguir o cliente. Outro fato é que as lojas fast food em sua maioria, são encontradas uma próxima a outra, fazendo com que o cliente fique "indeciso" e não faça a refeição onde havia planejado.
Fonte: Wikipédia
Assinar:
Postagens (Atom)